RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO
O vereador Calistro Lemes do Nascimento, conhecido como Jânio Calistro (PSD), que é policial civil aposentado, funcionava como espécie de consultor do tráfico para pessoas ligadas à facção Comando Vermelho.
Segundo o delegado da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), Victor Hugo Bruzulato, ele dava de dicas de como a organização deveria funcionar para não ser incomodada pela polícia. As declarações foram dadas à imprensa, na manhã desta quinta-feira (19), na sede da DRE.
“Ele orientava como a quadrilha poderia fazer a ação sem ser incomodada. Orientava e ajudava. A forma como deveria ser vendido, horários, troca de plantões e uma série de outras coisas”, explicou o delegado.
O vereador foi preso pela DRE e está lotado na Corregedoria da Polícia Judiciária Civil, por crime de associação ao tráfico de drogas.
Na casa do parlamentar não foi encontrado nenhum material ilícito e ele teria recebido a prisão como uma surpresa.
“Tivemos elementos, tanto que pedimos a prisão preventiva e fomos atendidos. Vamos aprofundar as investigações no material colhido e apreendido para comprovar a ligação do vereador” informou Victor Hugo.
Calistro está ligado a uma facção criminosa que comandava 90% do tráfico em Várzea Grande.
“Ele está associado com esse grupo, que opera juntamente com o Comando Vermelho (CV)”, disse o delegado.
Devido ao seu nível superior, o vereador por Várzea Grande será encaminhado para o Centro de Custódia da Capital (CCC).
Outras 22 pessoas foram presos.
Operação
A Operação Cleanup foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (19) para dar cumprimento em 56 ordens judiciais, sendo 23 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, com objetivo de combater a ação de traficantes que atuam principalmente no município.