SILVIA DEVAUX
DA REDAÇÃO
A vereadora eleita Michelly Alencar (DEM) que vinha sendo cotada para concorrer à presidência da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá pode compor chapa com o vereador reeleito Diego Guimarães (Cidadania) e ser candidata a Primeira-vice-presidente da chapa.
O grupo dos novatos, da qual a parlamentar faz parte, tem reunião marcada na tarde desta terça-feira (22) com o “candidato da oposição” para fechar a composição. Além da vereadora, também participará do encontro desta tarde o vereador eleito Kássio Coelho (Patriota) que é outro pretenso candidato que já vem se articulando para a eleição do Legislativo cuiabano.
Vamos sentar, conversar e ver se chegamos a um denominador comum, defendeu a vereadora ao comentar que sabe que até o dia 1° de janeiro as conjecturas para a eleição
Juntando os aliados de Michelly com do vereador, o grupo chega para somar com o de Diego Guimarães com pelo menos sete parlamentares novatos. Dídimo vovô (PSB) e Rodrigo Sá (Cidadania) também demonstraram interesse na presidência. A chapa que deve sair da reunião desta terça inclui ainda o vereador eleito Coronel Paccola (Cidadania), entre outros novatos. Apenas o Sargento Joelson (Solidariedade) parece ter declinado de compor com o grupo.
Já Kássio, que articula para que tanto os vereadores reeleitos como os eleitos possam compor a chapa para votar, mas somente os novos podem compor a Mesa, deve também integrar a chapa da oposição que tenta unir forças nesta tarde.
“Vamos sentar, conversar e ver se chegamos a um denominador comum”, defendeu a vereadora ao comentar que sabe que até o dia 1° de janeiro as conjecturas para a eleição continuam, mas que ela espera que a chapa a ser fechada nesse encontro seja definitiva e que “seja, na verdade, uma Mesa mais independente, nem de situação e nem de oposição, porque a Legislatura dentro da Casa não pode ser guiada pelo Poder Executivo”, concluiu.
A 20ª Legislatura inicia em 1º de janeiro de 2021 com a posse dos vereadores eleitos e reeleitos. A eleição da nova Mesa Diretora ocorre no mesmo dia, logo depois da posse.