RAFAEL MACHADO
DA REDAÇÃO
O governador Mauro Mendes disse que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho é um grande nome do DEM que pode disputar uma eventual eleição suplementar ao Senado, caso a senadora Selma Arruda (Podemos) não consiga reverter a cassação de seu mandato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Eduardo Botelho comentou recentemente que o governador pediu que ele fosse pré-candidato, mas pediu cautela e que o assunto fosse discutido no momento oportuno.
“O Botelho é um grande nome e primeiro a vontade tem que ser dele. Ele é uma pessoa que tem muito o nosso respeito, o nosso carinho, mais vai depender muito das decisões que vão ser tomadas no TSE, em Brasília”, disse durante o lançamento da campanha Outubro Rosa no Hospital Estadual Santa Casa, na segunda-feira (30).
Mendes, assim como outros políticos, falou que é necessário esperar a decisão e o entendimento do TSE para iniciar as articulações sobre pleito suplementar.
“Precisamos esperar a decisão final do TSE para nós começarmos qualquer eventual articulação para esta eleição que está sendo cogitada”, complementou.
Em abril, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) cassou o mandato da senadora Selma Arruda e de seus suplentes Gilberto Eglair Possamai e Clerie Fabiana Mendes, por caixa dois e abuso de poder econômico. O processo foi encaminhado para o Tribunal Superior Eleitoral.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou ao TSE um parecer favorável ao processo de cassação da senadora, além disso, pediu a convocação de nova eleição em Mato Grosso.
Desde então, começou a movimentação dos partidos em buscar nomes que poderiam disputar concorrer à vaga.