23 de Agosto de 2019, 13h:55 - A | A

Repórter MT / "VAMOS PEGÁ-LOS"

Gallo promete ‘arrastão’ para prender novos sonegadores de ICMS em MT

Secretário de Fazenda declarou que a Polícia Civil não investiga sonegação apenas no setor de bebidas "quentes"e anuncia nova fase da "Liber Pater".

MAJU SOUZA
DA REDAÇÃO



 O secretário de Estado de Fazenda (Sefaz), Rogério Gallo afirmou, na manhã desta sexta-feira (23), que comerciantes de Mato Grosso que estiverem praticando o “estoque frio” serão presos pela Polícia Civil (PJC), em breve. 

A declaração ocorreu durante entrevista sobre a “Operação Liber Parter", deflagrada pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) nesta sexta-feira, para investigar o comércio de bebidas 'quentes' (Velho Barreiro, Jamel, Pirassununga, etc...), que teria sonegado cerca de R$ 14 milhões em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

“Comerciantes que querem se aproveitar de preços praticados por distribuidores, de qualquer tipo de mercadoria, sem nota fiscal, nós vamos pegá-los”, exclamou o secretário.

Segundo Gallo, tem ocorrido a prática do “estoque frio”, quando o estabelecimento não registra a existência da mercadoria estocada, para não pagar os impostos. Sendo assim, é utilizada a estratégia de não emitir nota fiscal sobre os produtos. Gallo aponta que é muito importante que os consumidores e clientes solicitem a nota, pois, é uma forma de combater a sonegação fiscal.

 “Estamos trabalhando de modo ordenado para que essas operações não ocorram. Elas são sabidamente irregulares, por parte dos comerciantes de Mato Grosso, que adquirem produtos sem nota fiscal a preço muito baixo”, explica Gallo.

De acordo com o delegado Sylvio do Vale Ferreira Júnior da Defaz, bares famosos compõem a lista da Liber Parter, no entanto, ele não revelou nomes dos estabelecimentos investigados.

A operação não irá se restringir apenas ao comércio de bebidas e terá novas fases.

 “Nós temos as informações e vamos chegar a todos eles, nós começamos pelo setor de bebidas, existem muitos outros setores que serão anunciados”, afirma Rogério Gallo.

Foram cumpridos nessa manhã, 11 mandados de prisão e 37 ordens de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos para cumprimento em 13 cidades de Mato Grosso e uma cidade do Estado de Tocantins, sendo elas: Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Comodoro, Jauru, Cáceres, Mirassol D’oeste, São José dos Quatro Marcos, Figueirópolis D’Oeste, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Primavera do Leste, Juína e Palmas (TO).

 

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER