FELIPE LEONEL
DA REDAÇÃO
O vereador e candidato à Prefeitura de Cuiabá, Abílio Brunini (Podemos), prometeu extinguir a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) como uma solução para a mobilidade urbana da Capital mato-grossense. Abílio fez a proposta durante debate promovido pela Fecomércio/MT.
Sobre o VLT, o candidato afirmou que é de responsabilidade do Governo do Estado, em razão de ser um modal que envolve Várzea Grande e Cuiabá. Além disso, há um convênio assinado entre as Prefeituras e Governo do Estado, que transfere a responsabilidade.
"Sobre as propostas [para a mobilidade] é bem simples: Extinção da Semob. Planejamento de mobilidade urbana tem que vir com o IPDU (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano), planejamento de meio ambiente, planejamento urbano, fundiário e tudo", disse.
Ele ainda citou algumas ações não eficientes da Secretaria, como os semáforos inteligentes em rotatórias, licitação do transporte coletivo por 20 anos. Ele defendeu a criação de um "centro de pensar a cidade e mobilidade", com pessoas técnicas e sem apadrinhamento. Ele prometeu acabar com analistas de processos. Ele diz que muita burocracia é o que gera corrupção.