DO CONEXÃO PODER
O chefe do Ministério Público de Mato Grosso, procurador Deosdete Cruz, comenta em entrevista ao Conexão Poder sobre a votação do Supremo Tribunal Federal a respeito da descriminalização do porte de maconha. Para ele, o impacto da liberação pode afetar o país com graves consequências relacionadas ao atendimento na saúde pública, já que falta uma política de ações voltadas ao usuário de drogas.
“Creio que nós não temos um sistema de saúde ainda capaz para absorver e tratar isso com a responsabilidade que nós precisaríamos. Então vejo isso com muita preocupação; uma decisão como essa deveria vir acompanhada necessariamente de um planejamento de política pública [para usuários] (...) E qual a política de saúde para essas pessoas, sabendo que nós não temos vagas nem para as doenças corriqueiras”, destacou.
Na entrevista o procurador-geral de justiça também ressalta que espera que essa necessidade seja melhor avaliada pelo STF e ponta que “a liberação do porte de drogas vai estar sempre ligada a uma conduta ilícita”.
Veja o vídeo:
Assista a entrevista na íntegra: