FERNANDA ESCOUTO
DO CONEXÃO PODER
O senador Wellington Fagundes (PL) disse que há dez anos tiveram início as artculações para duplicar a rodovia estadual MT-251, que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães. O projeto, que incluía a concessão da via para a iniciativa privada, não foi adiante por falta de autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A declaração foi feita em conversa com a imprensa nessa sexta-feira (12), durante inspeção na Estrada de Chapada, na altura do Portão do Inferno.
“A gente está trabalhando isso há muito tempo. Há 10 anos atrás nós tivemos aqui um estudo, inclusive de toda a duplicação à época, que era pra fazer uma concessão. Na época também não foi permitido, então eu acho que agora não dá pra esperar mais”, disse o senador.
Segundo Fagundes, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, contatou o ICMBio, que permitiu apenas a instalação de telas de contenção, o que, na visão do senador, não resolve o problema.
“Isso aí é muito paliativo, não resolve, mas precisa ser feito. Por isso estão aqui os técnicos, para fazer esses estudos mais profundos pra que as obras possam ser feitas, e claro, não será feito de uma hora pra outra”, disse.
Wellington voltou a defender que a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães seja entregue para o Governo do Estado, para que as autoridades locais busquem soluções para o problema.
“O ideal seria que o Governo Federal transferisse a outorga para o Estado de Mato Grosso, para que o estado, junto com a Prefeitura de Chapada, junto com a Prefeitura de Várzea Grande, de Cuiabá, todo mundo que interessa aqui da Baixada Cuiabana, possa não só fazer os investimentos, mas também promover o incentivo ao turismo”, concluiu.