DÉBORA SIQUEIRA
DO CONEXÃO PODER
O senador Wellington Fagundes destacou que o cacique Raoni Metuktire está correto em buscar infraestrutura em reunião com o governador Mauro Mendes, na tarde de quinta-feira (14), para buscar mais conforto e qualidade de vida aos indígenas que vivem na reserva Caiapó.
“Ele quer infraestrutura nas suas reservas indígenas; eles querem estrada, energia elétrica. Os índios não querem viver de forma isolada. Embora 63% do território de Mato Grosso seja preservado, as regiões estão conectadas e os índios querem estar conectados também. O índio quer celular, escola, saúde. É uma reivindicação inteligente, pois busca melhoria e qualidade de vida aos seus povos e condições de produzir, ter alimentos e ao mesmo tempo ter as suas terras respeitadas”, disse o senador Wellington Fagundes.
Wellington destacou que da mesma forma que o produtor rural quer suas áreas respeitadas, os indígenas buscam a mesma coisa. Ele falou ainda que as obras estruturantes do Estado, como a Ferrovia Estadual e a Ferrogrão, não vão impactar as terras indígenas como os Bororo, no Sul do Estado.
“Não terá nenhum impacto aos índios, tudo isso nós preservamos na legislação. Os Bororos, lá em Rondonópolis, estão abandonados. Aquela área de 10 mil hectares todo ano pega fogo e não tem nenhum apoio, precisamos ajudá-los”, disse e comentou ainda sobre uma parceria de um laticínio local que compra produção de leite dos indígenas e que eles precisam de parcerias.
“A ferrovia não vai atrapalhar nesse aspecto. A ferrovia faz um grande impacto ambiental, mas ela tem que fazer a compensação ambiental e social. Essa é uma dívida que vou cobrar, junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal”.