CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO
O vereador Tenente-coronel Paccola (Cidadania) apresentou nesta terça-feira (16), na Câmara de Cuiabá, um projeto de lei que institui o Dia do Orgulho Hétero na Capital mato-grossense. A data proposta é a do terceiro domingo do mês de dezembro.
Na tribuna, Paccola ponderou que, às vezes, fica "difícil explicar" para crianças e adolescentes o motivo de ter um dia específico para celebração do orgulho LGBTQIA+ e ressaltou que os heterossexuais também têm direito de se sentirem orgulhosos por sua orientação.
"Eu não tenho nada contra esses dias. Acho que todo mundo tem sua liberdade e tem que lutar por isso. E nós, assim como eles têm orgulho deles, também temos orgulho de dizer que somos héteros, e isso não nos faz melhor e nem pior do que ninguém", completou o vereador.
Paccola pediu apoio dos parlamentares para que possam comemorar a data "com as famílias" e não sejam reféns da "ditadura das minorias ativistas que tentam forçar aquilo que é para ser respeitado como quase que obrigatório na vida em sociedade".
"Ademais, há muito, possuímos diversidade de gêneros e devemos respeitar o direito da escolha sexual de cada um. O termo heterossexualismo, constante nas mais diversas obras literárias, refere-se a atração sexual e/ou romântica entre indivíduos de sexo opostos, sendo considerada a mais comum orientação sexual nos seres humanos, portanto, primordial para perpetuação natural da espécie", apontou na justificativa do projeto.
No projeto de lei, Paccola ressaltou que a criação da data comemorativa não gera despesas para a administração pública e pontuou que a criação dos dias "festivos" não é de competência exclusiva do prefeito. Ele ainda destacou que as autoridade municipais deverão apoiar a realização de atos públicos em comemoração ao dia estabelecido.
Para se tornar lei, a proposta deverá passar por análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e, depois, ser submetida a duas votações em plenário.
Murilo 16/11/2021
Cuiabá está sem problemas pelo jeito! Vão trabalhar pela nossa cidade! Vocês custam caro para ficar discutindo isso!
Adalto 16/11/2021
Fantastico simplesmente maravilhoso esse projeto, pq se os direitos sao iguais , então temos o direito de nos sentir orgulhosos por nossa orientação sexual também. Parabéns , eu apóio.
2 comentários