PODER 360
O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou, na noite de 3ª feira (27.fev.2024), o detalhamento das regras que se aplicam às eleições municipais de outubro. Entre as novidades, os ministros decidiram restringir a utilização de buscas patrocinadas usando o nome de candidato adversário como palavra-chave.
Há algumas eleições, o TSE autorizou o uso de serviços de impulsionamento em buscas da internet. O serviço é vendido por motores de busca como o Google, e permite que as pesquisas por determinadas palavras-chave retornem conteúdo pago entre os primeiros resultados.
Essas normas já previam limitações como a proibição de impulsionamento de conteúdo negativo sobre adversário ou o próprio pleito eleitoral.
Neste ano, pela 1ª vez, foi proibido também impulsionar conteúdo positivo próprio, mas utilizando como palavra-chave o nome ou o apelido de candidato adversário. A vedação inclui também termos ligados a partidos, federações e coligações adversárias. Leia mais no Poder 360.