FERNANDA ESCOUTO
DO CONEXÃO PODER
O Tribunal de Justiça (TJMT) escolheu os nomes dos juízes Graciema Rodrigues Caravellas e Sebastião de Arruda Almeida para preencherem, por critério de antiguidade, as vagas de desembargador.
Com a nomeação dos dois, falta apenas um magistrado para ocupar o "quadro", já que são três vagas no quesito antiguidade. O nome mais cogitado é o do juiz Luiz Tadeu Rodrigues.
A posse de Graciema à Corte será nesta sexta-feira (27). Ela completa 75 anos em janeiro e logo se aposentará, ficando menos de três meses no cargo. Já Sebastião de Arruda tomará posse com os magistrados eleitos por merecimento.
A apreciação dos nomes aconteceu nesta quinta-feira (26), durante sessão da Corte.
Vinte e seis juízes se inscreveram no critério de antiguidade.
Nesta quinta, o Pleno verificou também as inscrições dos magistrados que se inscreveram no critério de merecimento.
Entretanto, a escolha dos nomes, que preencherá quatro vagas, será feita em outra sessão, que ainda não tem nada definida.
Entre os 42 inscritos no quesito merecimento, estão os juízes Juanita Cruz da Silva Clait Duarte, Sergio Valério, Abel Balbino Guimaraes, Márcio Aparecido Guedes, João Bosco Soares da Silva, Valmir Alaércio dos Santos, Jones Gattass Dias, Ester Belém Nunes, Lúcia Peruffo, Paulo Márcio Soares de Carvalho, Anglizey Solivan de Oliveira, Aristeu Dias Batista Vilella, Luís Aparecido Bortolussi Júnior e Alexandre Elias Filho.
Além das sete vagas para os magistrados, o TJMT também abriu outras duas vagas reservadas ao quinto constitucional, Ministério Público Estadual (MPMT) e Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de MT (OAB-MT).