19 de Dezembro de 2023, 09h:42 - A | A

Poderes / VEJA QUEM SÃO

Tribunal de Justiça define lista tríplice do Ministério Público para vaga de desembargador

Em sessão realizada nesta segunda-feira (18), desembargadores definiram os três nomes do MP que vão disputar vaga de desembargador.

APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER



O Tribunal de Justiça de Mato Grosso elegeu nesta segunda-feira (18) os três nomes da lista encaminhada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) para a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. Foram eleitos: Wesley Sanchez Lacerda; Eunice Helena Rodrigues de Barros; e Marcos Regenold.

O Quinto Constitucional é um instrumento legal que assegura que um quinto das vagas abertas em tribunais no Brasil sejam preenchidas por nomes do Ministério Público e da advocacia.

No Tribunal de Justiça, Wesley Lacerda obteve 29 votos; Eunice Barros teve 28 votos; e Marcos Regenol apareceu em terceiro lugar, com 22 votos. Estavam presentes na sessão 29 dos 30 desembargadores que compõem a Corte.

A promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues, que também compunha a lista enviada pelo Ministério Público, teve oito votos e não integrou a lista tríplice.

Segundo a legislação, após a escolha dos três nomes do MP, a lista tríplice segue para o governador Mauro Mendes (União), que é quem escolhe o novo ocupante do Tribunal de Justiça.

A lista da advocacia deve ser formada na próxima quarta-feira (20), quando ocorre a votação na sede da entidade. Os seis nomes escolhidos, levando em consideração a paridade de gênero, serão igualmente submetidos ao plenário do TJ e posteriormente uma lista tríplice será encaminhada ao governador.

Outras cinco vagas estão abertas para juízes. Quatro por merecimento e uma por antiguidade. Mais cedo, os desembargadores decidiram que os ocupantes dessas vagas serão escolhidos em 22 de fevereiro.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER