FERNANDA ESCOUTO
DAFFINY DELGADO
O conselheiro Sérgio Ricardo foi eleito, pela primeira vez, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), nesta terça-feira (7). Durante o discurso, ele destacou que o órgão é o mais importante da República e atualmente tem sido extremamente produtivo.
Sérgio Ricardo entra no lugar de José Carlos Novelli e comandará o biênio 2024/2025.
“Eu diria que nunca esse Tribunal de Contas, faz pouco tempo que eu estou aqui, mas nunca ele foi tão produtivo como tem sido agora, justamente porque todos os conselheiros estão envolvidos nos trabalhos gigantescos de suas comissões permanentes”, disse.
Candidato único à presidência da Corte de Contas, ele terá como vice o conselheiro Guilherme Maluf e o corregedor-geral será Novelli.
“Vossa Excelência [referindo-se a Novelli] disse bem, que todos seriam presidentes juntos com Vossa Excelência e assim foi. E é por isso que esse Tribunal se tornou o modelo que é, se tornou exemplo que é, se tornou um Tribunal de vanguarda, moderno e exemplo para todo o nosso país. Para todos os outros Tribunais de Contas”, destacou.
“Eu digo com a boca cheia, sem nenhum medo de errar. O TCE é a instituição mais importante da República Brasileira. Não é a segunda, não é uma muito importante, mas é a mais importante da República Brasileira, porque somos nós que cuidamos da destinação do dinheiro público. E é só com o cuidado, com a destinação do dinheiro público, que ele chega onde tem que chegar. E é onde ele tem que chegar? Na vida das pessoas. Ele tem que mudar a vida das pessoas”, pontuou.
Contas aprovadas
No último dia 1º, em votação única e de forma unânime, os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, durante sessão ordinária, o Ofício 945/2023, do TCE, que trata das contas anuais de gestão relativas ao exercício de 2022 da Corte de Contas, ainda sob a presidência do conselheiro José Carlos Noveli.
A matéria, com parecer favorável da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, foi aprovada com 22 votos favoráveis de todos os deputados presentes na sessão.