JOÃO AGUIAR
DO CONEXÃO PODER
O presidente da Câmara de Vereadores de Carlinda (775 km de Cuiabá), José Henrique (União), lamentou a decisão da prefeita Carmelinda Coelho (União) de renunciar ao cargo. Para ele, foi uma situação inédita e triste na cidade.
“É uma situação inédita no município, o clima é de tristeza... pois é uma ótima gestora”, afirmou o parlamentar ao Repórter MT.
Carmelinda entregou a Carta de Renúncia nessa terça-feira (03). A decisão é em protesto à eleição e posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente do país. Em entrevista ao Repórter MT em novembro, quando anunciou que renunciaria, a prefeita explicou que decidiu abdicar do cargo por não concordar com as posições políticas do petista.
O vereador José Henrique ainda elogiou a gestão de Carmelinda, que foi prefeita por seis anos. “Ter 91% contra mais dois candidatos é bem expressivo. Ela é diferenciada na gestão aqui, mas infelizmente tomou essa decisão e a gente agora tem que respeitar e seguir trabalhando”, lamentou.
Em nota, a Câmara de Carlinda afirmou que que a prefeita deve continuar no cargo até o dia 31 de janeiro de 2023, para que o novo gestor municipal tenha um período adequado de transição. O novo sucessor no poder será o vice-prefeito Pastor Fernando Ribeiro (MDB).
“A prefeita Carmelinda afirmou nesta reunião que todo processo para encerramento de seu mandato, como ações em andamento, contas públicas, fechamento das pastas das Secretarias Municipais, enfim, todo tramite necessário está em avançada fase, sendo esses próximos 29 dias de transição suficientes para que o novo prefeito fique atualizado de tudo e possa assim iniciar seu mandato da melhor maneira possível”, diz trecho da nota.
Ainda conforme a nota, uma sessão extraordinária será marcada para leitura da Carta de Renúncia da prefeita.
Confira a nota completa:
A Câmara Municipal de Carlinda, representada pelo seu presidente Vereador Jose Henrique Bertipaglia, vem através desta Nota comunicar que as 09:30 horas do dia 03 de janeiro de 2023, recebeu das mãos da Exma. Prefeita Carmelinda Leal Martines Coelho, sua Carta de Renúncia ao cargo de Prefeita Municipal.
Informamos que em reunião que antecedeu o protocolo da referida Carta de Renúncia e a pedido do Presidente do Legislativo Municipal, houve a concordância e entendimento junto a prefeita Carmem para que a mesma permaneça no cargo até o dia 31 de janeiro de 2023, possibilitando assim que seu sucessor, o vice-prefeito Pastor Fernando Ribeiro tenha um período adequado de transição junto com a atual chefe do Executivo Municipal.
Cabe ressaltar que a prefeita Carmem afirmou nesta reunião que todo processo para encerramento de seu mandato, como ações em andamento, contas publicas, fechamento das pastas das Secretarias Municipais, enfim, todo tramite necessário esta em avançada fase, sendo esses próximos 29 dias de transição suficientes para que o novo prefeito fique atualizado de tudo e possa assim iniciar seu mandato da melhor maneira possível.
Informamos ainda que será marcada sessão extraordinária desse Legislativo para leitura da Carta de Renúncia da Prefeita e posterior a isso esta Casa de Leis estará convocando para assumir o Cargo, o vice-prefeito municipal. Serão oficializados também a Justiça Eleitoral e Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.
Sendo o que tínhamos para o momento, subscrevemo-nos.