06 de Março de 2023, 09h:01 - A | A

Poderes / SEGUNDA VOTAÇÃO

PEC que proíbe criação de novos parques estaduais deve ser apreciada em 15 dias, calcula Botelho

Medida vai trazer tranquilidade a produtores de áreas que poderiam se tornar unidades de conservação.

DÉBORA SIQUEIRA
DO CONEXÃO PODER



O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), acredita que a segunda votação da Proposta de Emenda Constitucional 12/2022, que proíbe a criação de novos parques estaduais, deva ocorrer nos próximos 15 dias. A matéria que já foi aprovada em primeira votação no dia 15 de fevereiro foi retirada da pauta na sessão do dia 1º de março, a pedido do deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

Pela proposta encaminhada pelo Governo do Estado, novos parques serão criados a partir de regras a serem respeitadas como regularização de 80% das unidades estaduais de conservação atualmente existentes, como o Parque Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, e o Parque do Cristalino, em Alta Floresta e Novo Mundo, além da disponibilidade de dotação orçamentária necessária para a completa e efetiva indenização aos proprietários afetados.

“Pelo o que eu tenho conversado, a maioria dos deputados têm se mostrado favoráveis a aprovação dessa PEC. Nós não podemos apenas chegar e ficar demarcando áreas e dizer que é parque e não se faz nada nesses parques. É preciso fazer um levantamento nas áreas delimitadas, investir nos atuais parques. Temos que dar um basta em ficar criando áreas e dar atenção especial, investindo nos que já estão criados. Esta é uma forma de obrigar o Poder Público a investir nos parques”, comentou Botelho.

 

 Autor da proposta, o Governo do Estado argumentou no projeto que a criação de unidade de conservação sobre propriedade privada, sem que o proprietário seja imediatamente indenizado, como manda a Constituição, gera um grave problema social. Somado a isso, áreas são criadas sem previsão orçamentária para investimentos.

 

 Uma Comissão Especial foi criada dia 28 de fevereiro para debater o tema, aprovou relatório favorável a PEC, pois a medida vai trazer tranquilidade a produtores de áreas que poderiam se tornar unidades de conservação.

 

 Caso a matéria passe em segunda votação e seja sancionada pelo Governador, as duas novas unidades de conservação que estavam sendo criadas na região do Araguaia, não sairão do papel.

 

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER