EUZIANY TEODORO
DO CONEXÃO PODER
Novos vídeos publicados neste domingo (15) mostram como foi o “quebra-quebra” promovido por vândalos em Brasília, no dia 8 de janeiro. Milhares de manifestantes contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) invadiram os prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, causando verdadeira destruição.
As imagens foram divulgadas pelo Fantástico, da Rede Globo. As câmeras de segurança do Palácio do Planalto mostram a invasão, que começa às 15h26. O primeiro ato é de um homem que pega um extintor de incêndio e destrói uma vidraça.
Obras de arte históricas, como o relógio de Balthazar Martinot, que Dom João VI trouxe para o Brasil em 1808, e um quadro de Di Cavalcanti, foram destruídas.
Mais de 1,2 mil pessoas foram presas naquele dia, que foi o estopim para que as forças de segurança agissem contra manifestações por todo o país.
Acampamentos diante de quarteis do Exército foram desfeitos na segunda-feira (9). Diante do Quartel General, em Brasília, 2 mil pessoas foram detidas e levadas à sede da Polícia Federal dentro de comboios de ônibus.
Centenas continuam presas e estão sendo processadas por atos antidemocráticos e tentativa violenta de abolição do Estado Democrático de Direito.
Assista as imagens