APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER
O deputado federal José Medeiros (PL) disse que o “nível de beligerância” do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, atingiu seu ponto máximo neste fim de semana, quando determinou que o empresário sul-africano Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter) fosse incluído no inquérito das milícias digitais, do qual o ministro é relator. Beligerante é uma pessoa que age de maneira hostil, com agressividade.
No fim de semana, Musk publicou no seu perfil que a rede social vinha sendo obrigada a remover conteúdo sem informar que a decisão era do STF. Além disso, conforme o empresário, as determinações de Alexandre de Moraes iriam de encontro com o que estabelece a Constituição Federal e o Marco Civil da Internet.
“Isso é um absurdo, a gente sabe que isso é ruim para o Brasil. Eu estive agora em Washington, com uma comitiva de deputados, a gente viu lá o pessoal (dizer), ‘poxa, que estranho. O Brasil sempre foi um país totalmente livre e tal’. Por mais que a pessoa seja de esquerda ou de direita, não importa o lado, a gente sabe que antigamente você falava qualquer coisa e se deu problemas você responde civilmente, se tiver que pagar alguma coisa. Mas não de cadeia. E hoje a gente sabe que os jornalistas, não importa de que lado eles sejam, ele fica assim, ‘será que eu posso falar isso ou não posso, porque isso pode caçar o meu jornal’”, disse em conversa com jornalistas nesta segunda-feira (08).
Moraes ainda disse que existem ministros do STF que estão incomodados com o protagonismo de Moraes. Eles acreditariam que já é o momento de rever a atuação do ministro frente aos casos relatados por ele.
Por fim, brincou dizendo que, com a inclusão de Musk no inquérito, ele deve sair do foco de atenção do ministro Alexandre de Moraes.
“Eu de certa forma fico feliz por ele ter colocado o Elon Musk no inquérito porque agora eu passei a ser girino no inquérito. Ele vai se preocupar muito mais, com certeza, com o Elon Musk do que comigo”, concluiu.