CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou acreditar que a nova onda de contaminações da covid-19 possa se dissipar ao final do mês de fevereiro, segundo preveem alguns especialistas. Ele também reforçou o pedido para que a população se vacine, para que todos possam “tocar a vida com uma certa normalidade”.
“Acreditamos que essa pandemia veio muito rápido, está contaminando muito rapidamente, mas há uma previsão dela se dissipar com muita rapidez. Vejo especialistas falando que pode ser em 15 dias, duas semanas, três semanas, um mês. Isso já aconteceu na Europa, onde a onda veio mais rápido e está se dissipando também, então, pode ser que até lá nós vamos ter condições normais ou dentro daquilo que é razoável”, comentou o governador, em entrevista à rádio Vila Real FM, nessa terça-feira (25).
A fala ocorreu após Mauro ser questionado sobre a realização do show do cantor sertanejo Gusttavo Lima, marcado para o mês de março, na Arena Pantanal. Este deverá ser o primeiro grande evento realizado em Cuiabá desde a pandemia. Para o governador, “os eventos têm que continuar”.
Mauro ponderou que a existência de uma vacina contra a covid-19 permite que a população siga a vida “com uma certa normalidade”, uma vez que, “para quem se vacinou, a covid tem se tornado uma gripezinha, como tantas outras que a gente convive”.
Leia também - Gilberto adia saída do governo após agravamento do cenário da Saúde
Ele ainda pontuou que, assim como em outras doenças, até mesmo “outras gripes”, pessoas mais vulneráveis, com maior idade ou comorbidades, podem evoluir para estágios mais graves, resultando até mesmo em morte.
“Temos que tocar nossas vidas com cuidado, com respeito, mas tocar a vida. Não dá para parar agora, ficar falando só de covid. Temos que fazer a nossa parte, o governo, a sociedade, o cidadão, mas tocar nossa vida com uma normalidade”, colocou.
“Até lá, vamos avaliar. Mas, em março, tomara Deus que essas previsões que estão sendo feitas por alguns especialistas se realizem, e já no final do mês de fevereiro, no máximo, já tenhamos voltando ao nível de normalidade”, finalizou.
Agravamento da covid
Nas últimas semanas, Mato Grosso vivenciou aumento de casos de covid-19, aliado ao surto de influenza, o que tem provocado lotação nos sistemas de saúde. Segundo o boletim informativo divulgado nessa segunda-feira (24), atualmente, a taxa de ocupação da UTI é de 82,8%, estando apenas 30 leitos disponíveis. A ocupação dos leitos de UTI de Mato Grosso também já esteve no radar da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que fez um alerta em seu último boletim sobre a pandemia.
Saiba mais
Fiocruz fez alerta para taxa de ocupação de leitos de UTI covid em MT