03 de Novembro de 2023, 08h:17 - A | A

Poderes / REFORMA TRIBUTÁRIA

Mauro questiona Congresso: "Se nem os produtores reclamam do Fethab, porque querem acabar com isso?"

A proposta está em tramitação no Senado Federal e deverá ser votada na próxima semana.

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



Em mais uma ida a Brasília para tratar sobre a Reforma Tributária, o governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu a manutenção do Fundo de Transporte e Habitação – FETHAB para Mato Grosso. Na reunião com o relator da proposta no Senado Federal, Eduardo Braga, o chefe do Executivo Estadual explicou que o tributo não afeta outros estados.

"Nós estamos defendendo que o fundo do Fethab, que é pago exclusivamente pelos produtores de Mato Grosso, que não afeta nenhum outro estado brasileiro possa continuar", disse em entrevista nesta quarta-feira (01).

A primeira-dama Virginia Mendes e os senadores Mauro Carvalho (União Brasil) e Margareth Buzetti (PSD) acompanharam a agenda. O fundo é a contribuição que o agronegócio recolhe e é usado em obras de transporte, habitação e infraestrutura, justamente para ajudar no escoamento da produção, carro-chefe da economia mato-grossense e brasileira.

Ao questionar a extinção da contribuição, Mauro destacou que nem sequer os produtores reclamam de fazer o pagamento, já que são beneficiados com os investimentos.

"Cada estado tem que se preocupar com sua população e com seu desenvolvimento. O Fethab é pago exclusivamente pelos produtores de Mato Grosso. Se isso não afeta ninguém, se nossos produtores não estão reclamando, porque que quer acabar com isso? Pra atender os exportadores e eles ficarem mais ricos?!"

Além disso, ele explicou que o texto visa beneficiar os grandes exportadores. "O que vai acontecer no Brasil com esse modelo é que quem é exportador vai ficar mais bilionário ainda e vai empobrecer o estado e consequentemente vai empobrecer a educação do país, vai empobrecer a qualidade da saúde porque vai ter menos dinheiro para fazer esses investimentos", finalizou.

Na avaliação do governador, Mato Grosso será um dos 'maiores perdedores' com a aprovação da Reforma Tributária. No cálculo feito pela Secretaria de Fazenda, o Estado poderá perder cerca de R$ 7 bilhões na arrecadação.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER