04 de Novembro de 2023, 07h:40 - A | A

Poderes / REFORMA TRIBUTÁRIA

Mauro: O pobre vai pagar mais imposto para o bilionário não pagar nada

Governador esteve em Brasília, onde se reuniu com o relator do projeto no Senado.

APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER



O governador Mauro Mendes (União), disse que a Reforma Tributária não vai reduzir a carga tributária para os cidadãos brasileiros. Ao contrário, o chefe do Executivo Estadual defendeu que os maiores beneficiados com as mudanças na política fiscal do país serão os grandes empresários.

A declaração foi feita na quarta-feira (01), após reunião com o relator da reforma no Senado, Eduardo Braga (MDB).

“O cidadão brasileiro acha que vai pagar menos impostos. Eu acredito que isso não vai acontecer. A carga tributária vai aumentar no país. E porque vai aumentar? Porque existem grandes setores que deixarão de pagar completamente os impostos. A cadeia dos exportadores, que produz no Brasil e exporta, toda a cadeia não vai pagar um centavo de imposto aqui no Brasil”, disse Mendes.

O governador destacou ainda que a toda a cadeia do agronegócio, que tem sido essencial para a economia de Mato Grosso, não vai pagar um centavo de impostos com a nova reforma proposta pelo Governo Federal.

“Ora, se uma grande cadeia não vai pagar nada alguém vai ter que pagar mais para suprir a arrecadação e os custos e as despesas que o estado brasileiro tem. E aí, quem vai pagar mais para suprir essa arrecadação? Esse imposto vai ser pago pelo trabalhador, pela classe média, pelos assalariados desse país”, afirmou.

Mauro Mendes pontuou, ainda, que a reforma não é justa porque desonera dos grandes para que os pequenos arquem com a diferença.

“Isso não é justo porque se você vai desonerar todos os exportadores... Tem trabalhador exportando? Tem micro e pequena empresa exportando? Não. Hoje quem exporta no Brasil são os grandes e esses grandes vão pagar menos impostos na sua cadeia”, concluiu o governador.

A expectativa é que a Reforma Tributária seja votada no Senado na semana que vem. Como o texto sofreu alterações desde a aprovação na Câmara, o rito prevê que o projeto retorno para validação dos deputados.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER