DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
O governador Mauro Mendes (União Brasil) não irá participar do ato convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que marca um ano das invasões às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A informação é que chefe do Executivo Estadual tem um compromisso familiar, o que inviabiliza sua presença no evento.
A reportagem apurou, que Mauro Mendes estará fora de Mato Grosso a partir deste sábado (6) e só volta no dia 15 de janeiro.
Vários outros governadores já anunciaram que não vão participar do ato e vão desfalcar o palanque do petista, entre eles: Tarcísio Freitas de São Paulo, Romeu Zema de Minas Gerais, Eduardo Leite do Rio Grande do Sul, Ratinho Júnior do Paraná, Jorginho Mello de Santa Catarina, Cláudio Castro do Rio de Janeiro e de Goiás, Ronaldo Caiado.
De acordo com o Governo Federal, participam da cerimônia, dentre outros, os presidentes dos Três Poderes, o vice-presidente da República, o presidente da Câmara dos Deputados, os presidentes dos tribunais superiores, o procurador-geral da República, governadores de Estado, ministros de Estado, os secretários executivos dos ministérios, os presidentes de estatais e representantes das organizações da sociedade civil.
A expectativa é que haja manifestações em todo o país contra o ato organizado pelo Governo Federal.
Vale lembrar que diversas pessoas de Mato Grosso foram presas em Brasília por suposto envolvimento no ataque ano passado. Alguns já foram até indiciados e muitos continuam presos.