APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER
O governador Mauro Mendes (União) chamou de “hipocrisia ambiental” a ação de defensores do meio ambiente que são contrários à criação da Ferrogrão, estrada de ferro que pretende conectar os polos produtores de Mato Grosso aos portos da região Norte do Brasil.
Para Mendes, o modal será benéfico devido à redução na emissão de poluentes na cadeia de produção agrícola do estado, a maior do Brasil.
“A hipocrisia ambiental ela reina no nosso país. A ferrovia, quem defende o meio ambiente deveria saber, e no fundo sabem, mas não querem enxergar, que ela é um bem para o meio ambiente. Que nós trocaríamos uma ferrovia que consome muito menos combustível fóssil por milhares de caminhões queimando pneus, queimando óleo diesel e poluindo a nossa atmosfera”, disse.
Para o governador, a Ferrogrão tornará o agronegócio do estado mais competitivo, reduzindo a dificuldade para alcançar os portos e a dependência dos caminhões.
“A Ferrogrão torna o agronegócio mato-grossense mais competitivo. O estado de Mato Grosso é o maior player brasileiro, o maior produtor de grãos aqui do nosso país, uma das regiões do mundo que mais produz alimentos e nós estamos a uma distância média de 1500 km, quase 2000 km dos portos”, disse.
“Precisamos de um modal mais inteligente e mais competitivo para chegar até os portos e ganhar os mercados mundiais. Eu vou continuar defendendo a Ferrogrão e vou sempre trabalhar contra essa hipocrisia ambiental”, acrescentou o governador.