APARECIDO DO CARMO
DO CONEXÃO PODER
O governador Mauro Mendes (União) criticou o número de atendimentos por médicos na Unidade de Pronto Atendimento da Morada do Ouro, em Cuiabá. Segundo o Gabinete de Intervenção, a quantidade de consultas oferecidas não está de acordo com o contrato de prestação de serviços vigente com a Secretaria Municipal de Saúde, chegando a gerar tumulto na unidade em decorrência do baixo número de atendimentos.
“Essa semana fiquei sabendo de casos de alguns profissionais que não estavam desempenhando bem, não estavam atendendo corretamente, em outra unidade fazem 30 e tantas consultas e no mesmo período naquela faz 10. Tem que explicar muito bem ou tem que tomar providências. Eu fui firme com a Daniele (Carmona), exigindo dela que tome providencias, nós temos que trabalhar com seriedade. Todo mundo tem que ser célere nessa história”, disse Mauro.
De acordo com o Gabinete de Intervenção, a estimativa é de que cada médico preste 38 atendimentos no plantão de 12 horas nas UPAs. Contudo, no plantão noturno da UPA Morada do Ouro de segunda-feira (05), nenhum dos quatro médicos plantonistas fornecidos pela empresa terceirizada atingiu essa meta. Um deles fez somente 11 atendimentos e os demais fizeram 13, 18 e 29. Mesmo existindo pacientes no aguardo para serem atendidos.
“Vamos monitorar, vamos colocar esses dados de forma muito transparentes, para o cidadão, para os vereadores, para qualquer um que queira fiscalizar, olhar a escala de profissionais. (...) Se for profissional do quadro efetivo, terão as consequências, se for temporário, terão as consequências também, que é pedir a substituição direto pela secretaria ou por empresas terceirizadas”, assegurou o governador.
Segundo o cointerventor Hugo Fellipe Lima tem sido recorrentes as falhas nas escalas de plantões médicos da empresa e que a equipe de intervenção está exigindo que os contratos com a Secretaria de Saúde sejam cumpridos integralmente.
Conforme dados do Gabinete de Intervenção, um dos profissionais ficou duas horas sem atender nenhum paciente. Por causa disso foi solicitada a substituição dos quatro profissionais que estavam de plantão pela empresa LG Med Serviços e Diagnósticos Ltda por falta de prestação de serviço adequado. O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) também foi comunicado da ocorrência na UPA.