APARECIDO CARMO
FERNANDA ESCOUTO
O governador Mauro Mendes (União) disse que houve uma falha dos funcionários do Shopping Popular em não reportar imediatamente ao Corpo de Bombeiros o incêndio ocorrido no local na madrugada da segunda-feira (15). Conforme mostraram imagens de câmeras de segurança, os primeiros sinais de fumaça foram registrados pelo menos 26 minutos antes da primeira ligação para a emergência.
Uma câmera de segurança captou que às 02h26 a fumaça já tinha tomado conta do local. A primeira ligação para o 193 foi feita às 02h46. Os primeiros bombeiros chegaram ao local às 02h53.
O governador disse que com o tempo de resposta dos bombeiros, que chegaram ao local em sete minutos, se a ocorrência tivesse sido reportada imediatamente a completa destruição do prédio poderia ter sido evitada.
“Chegando no local eles conseguiriam combater um incêndio ainda em menor escala, com um resultado muito diferente do que infelizmente aconteceu. Vinte e cinco, vinte minutos a mais de fogo se alastrando livremente levou à tragédia que levou”, disse em conversa com a imprensa nesta quarta-feira (17).
“Acho que houve, sim, uma falha na demora para reportar esse incêndio pelas pessoas que viram ou estavam lá, cuidando do local”, emendou o governador.
LEIA MAIS - Incêndio de grandes proporções destrói Shopping Popular; veja imagens
Conforme divulgado pelo Governo do Estado, todo o efetivo de militares de Cuiabá e Várzea Grande foi deslocado para atender esse caso. Bombeiros que estavam de folga foram convocados para reforçar os trabalhos.
As autoridades trabalham agora na perícia do local, que poderá apontar quais foram as causas do incêndio.