31 de Março de 2024, 08h:32 - A | A

Poderes / COMBATE AO CRIME

Mauro cobra endurecimento de leis: "Quando o Senado quer, ele faz sem lenga-lenga"

Para o governador, as leis federais não conseguem combater o avanço da violência e das facções

FERNANDA ESCOUTO
DAFFINY DELGADO



O governador Mauro Mendes (União Brasil), que esteve na última semana reunido com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que acredita que a Casa de Leis possa rever e endurecer algumas leis do Código Penal. Segundo o chefe do Executivo, quando o “Senado quer, ele faz”.

Tudo no Brasil é muito lento, porque não se quer, porque quando quer, faz rápido. A Reforma Tributária é um exemplo disso. Ficaram 30 anos de lenga-lenga, quando quis fazer, fez rapidinho”, disse Mauro à imprensa, nesta quinta-feira (28).

No começo da semana, Mauro, que defende uma maior autonomia dos estados para legislar sobre Segurança Pública, tratou com Pacheco sobre projetos de autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD), para endurecer as leis penais.

Quem cuida dos presos nos Estados são os Estados e quem legisla sobre isso é a União. Então que a União crie suas regras nos seus presídios federais que dê aos Estados brasileiros a capacidade de criar suas próprias regras para os presos que nós pagamos a conta, nós é que pagamos a polícia penal para cuidar desses presos, então nada mais justo que criarmos nossas regras”, destacou.

Para Mauro, as leis federais não conseguem combater o avanço da violência e das facções e normas regionalizadas podem favorecer o enfrentamento à criminalidade.

Se não tivermos a capacidade e a coragem de tentar algo novo e parar de ficar repetindo as velhas retóricas que foram ditas ao longo de tantos anos, o resultado provavelmente continuará sendo o mesmo, que é a violência aumentando no país”, pontuou o governador.

As propostas foram encaminhadas para análise da Comissão de Segurança e Constituição e Justiça do Senado.

Vamos ter que viver quantas desgraças, quantas mortes, quanto sofrimento para que um dia alguém queira fazer e faça rapidinho. Vamos ter que estar na beirada do caos, vamos esperar morrer mais quantos milhares de brasileiros?”, questionou Mauro.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER