11 de Abril de 2023, 08h:50 - A | A

Poderes / "FACÃO" DA INTERVENÇÃO

Mauro anuncia reestruturação em Cuiabá: "Saúde não é lugar de cabide de emprego"

Governador destacou a situação das unidades de saúde que possuem mais funcionários do que o necessário.

APARECIDO DO CARMO
RAFAEL COSTA



O governador Mauro Mendes (União) disse nesta segunda-feira (10), que o Gabinete de Intervenção deverá fazer uma reestruturação na Secretaria de Saúde de Cuiabá. A medida provavelmente vai culminar na demissão de profissionais que atuam nas unidades de saúde da Capital.

“Nós vamos fazer uma reengenharia da saúde de Cuiabá. Folha (de pagamento), nós vamos adequar, quadro de pessoal a exatamente aquilo que estabelecem as portarias do Ministério da Saúde. Se tem gente a mais, desnecessário, com certeza essas pessoas serão desligadas. Saúde não é lugar para cabide de emprego e nem para ficar colocando gente além do necessário”, disse o governador.

 

Mauro Mendes ressaltou que a saúde pública é um assunto delicado em todas as regiões do país e que em Mato Grosso não é diferente e justamente por isso, os problemas não vão ser resolvidos “num estalar de dedos”.

 

 “Nós vamos adequar o orçamento da Secretaria dentro do orçamento do Município; esse é o primeiro grande esforço que nós estamos exigindo da equipe de intervenção, pedindo a eles que trabalhem para enxugar custos e despesas desnecessárias. Que haja enxugamento do quadro de pessoal, já foi identificado um número excessivo de profissionais em algumas unidades, então isso vai ser ajustado dentro daquilo que são as portarias do Ministério da Saúde e na sequência nós vamos continuar esse trabalho de planejamento”, acrescentou.

 

 Mauro ainda disse que o Governo do Estado não fará mais repasses para a Saúde de Cuiabá além daqueles que já estavam previstos. A prioridade, segundo Mendes, será adequar os gastos da pasta à realidade orçamentária do município, conforme a Lei Orçamentaria Anual aprovada pela Câmara Municipal.

“Todos conhecem o ditado “não há dinheiro que dê quando se gasta mal”. Então não adianta vir aqui, no meio de desperdício, no meio de contratos que podem ser revisitados e diminuídos, de quadros que estão superdimensionados, fora daquilo que estabelecem as portarias. Se nós não fizermos o enxugamento disso, o Estado não vai colocar dinheiro para continuar o desperdício”, disse. “Só uma boa gestão, séria, honesta e responsável é que vai tirar o Município de Cuiabá e a saúde de Cuiabá do caos em que se encontram”, acrescentou.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER