O ANTAGONISTA
O presidente Lula (PT) convidou todos os ministros do Supremo Tribunal Federal para um jantar de fim de ano na próxima terça-feira, 19. Segundo O Globo, o encontro acontecerá na casa do presidente do STF, Luís Roberto Barroso.
No jantar, o petista deve abordar a relação com o Congresso e temas que preocupam o governo, como a restrição a políticos em estatais e o reajuste no FGTS.
"A presença de todos os ministros ainda precisa ser confirmada, e ficará a cargo dos cerimoniais da Corte e do Planalto. André Mendonça e Nunes Marques, que foram indicados por Jair Bolsonaro (PL), são os convidados que despertam maior atenção a respeito de uma eventual ida ao jantar”, diz o jornal.
Na Corte, a avaliação é que a aproximação de Lula com Nunes Marques está mais avançada. Em novembro, o petista nomeou o juiz João Carlos Mayer como desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), candidatura que recebeu forte apoio do ministro do STF indicado por Bolsonaro.
Além dos ministros do STF, representantes do núcleo jurídico da Presidência, como o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, e o secretário de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, Wellington Cesar Lima e Silva, também devem participar do jantar na casa de Barroso.
A última vez em que Lula se reuniu com os ministros do Supremo de forma conjunta e reservada foi em 2022, após ser eleito presidente da República. Desde então, o petista tem marcado reuniões individuais ou se encontrado com eles em solenidades.
Em 2023, Lula indicou dois novos ministros para o Supremo Tribunal Federal. Em junho, Cristiano Zanin foi escolhido para assumir a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no STF. Em novembro, foi a vez de Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, ser indicado para ocupar a vaga deixada por Rosa Weber.