DO CONEXÃO PODER
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou o Congresso Nacional com uma “raposa cuidado do galinheiro”. A comparação foi feita quando Lula comentava a possibilidade de derrubada do seu veto ao Marco Temporal pelos parlamentares.
"Ou nós construímos uma força democrática capaz de ganhar o Poder Legislativo, o Poder Executivo e fazer a transformação que vocês querem, ou nós vamos ver o que aconteceu com o Marco Temporal. Querer que uma raposa tome conta do nosso galinheiro é acreditar demais", disse o presidente.
O presidente, que participa da COP28, em Dubai, disse que a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, deveria usar de simpatia para “tentar convencer os caras” a não derrubar o veto presidencial ao projeto aprovado no Congresso que considera o Marco Temporal como uma tese constitucional.
Os vetos presidenciais devem ser analisados na próxima quinta-feira (07). A tendência é que o veto de Lula seja derrubado, mas o caso deve ser judicializado, já que se trata de uma resposta dos parlamentares à uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).