13 de Agosto de 2023, 08h:00 - A | A

Poderes / OFENSA ÀS MULHERES

Júlio defende punição, mas acredita que cassação seja algo "muito pesado" para Cattani

Além de Júlio Campos, integram a Comissão Janaina Riva (MDB), que é a presidente; Max Russi (PSB), que é o corregedor; e Elizeu Nascimento (PL).

APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER



O deputado estadual Júlio Campos (União), que é um dos membros titulares da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, disse que não acredita que o processo que investiga o deputado Gilberto Cattani (PL) por suposta quebra de decoro parlamentar vá “terminar em pizza”. Jùlio, contudo também acredita que uma cassação seria uma punição “muito pesada”.

“Seria muito ruim para a sociedade mato-grossense se o Poder Legislativo desconhecesse a gravidade daquela declaração infeliz, imprópria e injusta que o deputado Cattani fez com relação às mulheres mato-grossenses, comparando-as com uma vaca parida. Acredito que cassação também acho um pouco mais difícil, muito pesada, mas uma punição eu acho que com certeza essa comissão vai aprovar”, disse Júlio.

Durante uma audiência pública que tratava da criminalização do aborto, Cattani comparou a gestação de mulheres com as de vacas. O episódio envolvendo o deputado ficou ainda mais complicado depois que ele gravou um vídeo pedindo desculpas às vacas por compará-las com mulheres feministas. Em seguida, veio a público um vídeo em que a esposa de Cattani aparecia "mugindo". No auge da crise, o parlamentar pediu desculpas às mulheres “decentes” que tivessem se ofendido com as duas declarações.

LEIA MAIS - Coronel Fernanda diz que PL não vai coligar com partidos da esquerda: "Não vamos servir ao diabo"

Além de Júlio Campos, integram a Comissão Janaina Riva (MDB), que é a presidente; Max Russi (PSB), que é o corregedor; e Elizeu Nascimento (PL).

Wilson Santos (PSD) também era membro titular, mas por decisão da Comissão, não poderá votar no caso por ter sido considerado “suspeito”, depois de trocar farpas com Cattani.

Mais prazo 

A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Janaina Riva (MDB), criou, nesta sexta-feira (11), uma subcomissão para analisar a denúncia de quebra de decoro por parte do deputado Gilberto Cattani (PL). 

A denúncia foi protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso e pela Defensoria Pública do Estado, entretanto conforme Janaina explica, o regimento interno da Assembleia não permite denúncias feitas por “terceiros”. Então a solução foi a própria Comissão de Ética fazer a queixa contra Cattani.

De acordo com a deputada, agora a subcomissão investigará Cattani, que terá um prazo de cinco sessões ordinárias para apresentar defesa. Após a investigação, a subcomissão encaminha um relatório à Comissão de Ética. Esse relatório é enviado ao Plenário da Casa de Leis que fará a decisão final.

A subcomissão será formada por Max Russi, que será o relator, Elizeu Nascimento será o revisor e Júlio Campos será membro.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER