FERNANDA ESCOUTO
DO CONEXÃO PODER
O atual chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, analisou que a eleição municipal em 2024 irá ser difícil para todos os candidatos. Nesta terça-feira (8), foi divulgada uma pesquisa, na qual Garcia aparece em 4º lugar, em um dos cenários.
“Neste período, a gente sempre vai ver pesquisa de tudo quanto é jeito. A população não está muito ligando para o processo eleitoral, elas estão preocupadas em tocar a sua vida, seus problemas do dia a dia. Estamos muito distantes do processo eleitoral, a gente deve se preocupar com pesquisa, com essas questões, muito mais próximo da própria eleição”, minimizou Garcia em entrevista à imprensa.
Para o chefe da Casa Civil, a partir do momento da convenção é que o cenário eleitoral será decidido.
“O cenário eleitoral vai se consolidar a partir do momento da convenção, onde nós vamos ter os candidatos formalizados por cada partido, por cada coligação, e aí a gente vai vislumbrar na verdade de fato quem serão os candidatos a prefeito de Cuiabá. Agora, eu enxergo uma eleição difícil para todo mundo em qualquer cenário. Eu não consigo enxergar a eleição da capital como sendo uma eleição fácil para ninguém”, ressaltou.
Pesquisa eleitoral
Na pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (8), o deputado federal Abílio Brunini (PL) lidera a disputa pela Prefeitura de Cuiabá com 30,5% das intenções de voto.
Em segundo lugar, estão empatados tecnicamente o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil) e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) com 19% e 17,4%, respectivamente. O deputado federal licenciado e atual chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União Brasil) aparece com 11% e o vice-prefeito José Roberto Stopa R$ 4,4%.
O instituto produziu quatro levantamentos na modalidade estimulada, aquela em que é apresentada uma lista de pré-candidatos aos eleitores para que manifestem suas preferências.
Foram ouvidas 730 pessoas em Cuiabá no período de 3 a 6 de agosto de 2023 com auditagem de, no mínimo, 20% das entrevistas. O grau de confiança corresponde a 95%.
Leia mais: Abílio lidera disputa a prefeito com 30,5%; Botelho 19%; Lúdio 17,4% e Fábio com 11%