DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) saiu em defesa, na manhã desta terça-feira (14), do ex-secretário de saúde Célio Rodrigues, preso na semana passada, por supostamente liderar um esquema que desviou mais de R$ 1 milhão da Empresa Cuiabana de Saúde. Segundo o Chefe do Executivo Municipal, Célio foi um grande gestor.
“Célio foi um grande secretário de Saúde. Na verdade, ele ficou pouco tempo na secretaria, 45 dias só. Ele foi um grande gestor na Empresa Cuiabana de Saúde. Com um conhecimento muito grande e tem a minha confiança até que provem o contrário”, afirmou em entrevista à Jovem Pan Cuiabá.
O ex-secretário foi preso na última quarta-feira (08), na Operação Hypnos deflagrada pela Polícia Civil. Na ocasião, dois servidores da Saúde da Capital foram afastados dos cargos por envolvimento no esquema.
De acordo com as investigações, os investigados utilizaram de uma empresa fantasma para aquisição de medicamentos - que nunca teriam sidos entregues - para desviar dinheiro, em plena pandemia. As compras 'fantasmas' eram de sedativo do kit intubação.
Célio já foi preso em 2021, quando comandava a Empresa Cuiabana de Saúde, na Operação Curare deflagrada pela Polícia Federal por suposto envolvimento em outro esquema que desviou R$ 100 milhões da pasta.
Questionado se temia alguma delação por parte de algum dos ex-secretários presos - durante sua gestão na Prefeitura de Cuiabá - Emanuel disse que não. Ele ainda destacou que confia em todos eles (ex-secretários) investigados.
"Todos os secretários sabem, eu nunca mandei ninguém fazer nada errado. Agora, se alguém fez vai responder por isso", disse.
"Eu sou advogado, professor de direito constitucional e direito a defesa é sagrado. Então da mesma forma como dos outros secretários, o Célio também o considero inocente até que se provem ao contrário. E quem tem que provar o contrário é quem acusa", acrescentou.