APARECIDO DO CARMO
DO CONEXÃO PODER
A deputada Janaina Riva (MDB) não acredita que o grupo político do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) consiga viabilizar nenhuma candidatura competitiva para a eleição municipal de 2024, quando será eleito seu sucessor. O nome mais forte, do vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), na opinião de Janaina, não será o bastante para fazer contraponto aos nomes que já estão lançados no tabuleiro da disputa eleitoral.
“O que o Emanuel tem dito e o que eu ouço falar sempre nos bastidores é que ele realmente vai apoiar o Stopa. Então, acredito que eles vão tentar viabilizar essa candidatura até o ano que vem. Acho difícil que o grupo viabilize, não uma candidatura do Stopa, mas falando genericamente, qualquer candidatura”, disse a parlamentar, em entrevista nessa terça-feira (13).
Segundo ela, a intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá, especiamente mostrando resultados que Emanuel não alcançou como prefeito, vai impactar na disputa.
“Até essa decisão com relação à intervenção, ela tem um grande impacto porque a gente sabe a pujança da secretaria de saúde, não só administrativa, mas também política, o quanto isso acarreta, porque lá era onde era utilizado para fazer os cabides de emprego, isso acabou”, disse.
Para Janaina Riva, quem mais tem a ganhar com a disputa entre os extremos ideológicos que, na opinião da deputada, são representados pelas candidaturas de Lúdio Cabral (PT) e Abílio Brunini (PL), é o deputado estadual Eduardo Botelho (União).
“Eu vejo que o Botelho deve ir para um primeiro turno numa candidatura solo, solo nesse aspecto de Prefeitura e Governo do Estado, porque o governador já disse que vai apoiar o Fábio Garcia, mas aqui na Assembleia não só eu, a gente estima que 15 deputados vão apoiar a candidatura do Botelho, que naturalmente é um pacificador”, disse.
“Nós entendemos e respeitamos lógico a candidatura do Lúdio, a candidatura do Abílio, mas os dois estão na polarização de extrema direita e extrema esquerda. E a gente vai tentar buscar um meio termo para isso, uma pessoa de centro e aí hoje o nome mais forte é o do Botelho”, finalizou.