JOÃO AGUIAR
DO CONEXÃO PODER
O vereador Dilemário Alencar (Podemos) pediu a demissão da secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado, depois de constatar que vários aparelhos de ar-condicionado de uma escola municipal, no bairro Osmar Cabral, não estavam funcionando.
Segundo a direção da unidade de ensino, os aparelhos apresentam defeitos há pelo menos três anos. “Essa secretária tem que ser demitida. Se o prefeito tiver vergonha na cara, ele demite essa secretária, não tem mais condições”, detonou Dilemário.
“E se o prefeito não demitir, é porque ele é conivente com essa situação de péssima gestão dos recursos da educação”, acrescentou.
Leia mais
Vereadores fazem "batida" em escolas de Cuiabá
Vereadores encontram aparelhos de ar-condicionado estragados em escola de Cuiabá
Dilemário e outros dez vereadores realizaram a fiscalização na escola, nesta segunda-feira (30). Além dos aparelhos de ar-condicionado estragados, os parlamentares também denunciaram a falta de um refeitório no local.
“As crianças pegam a merenda, voltam para sala de aula e aí vão comer dentro da sala de aula no maior calorão. Crianças pingando suor porque aqui nessa escola não tem o espaço de refeitório”, destacou.
Manutenção das máquinas
Embora o serviço de refrigeração nas escolas municipais funcione precariamente, a Prefeitura de Cuiabá já registrou, até julho deste ano, gastos na ordem de R$ 15,372 milhões com serviços de instalação/manutenção de ar- condicionado, ventilação e refrigeração.
As empresas que mantêm contratos para prestação destes serviços são a Box Serviços e a A.W.G. Comércio e Serviços LTDA. A primeira tem como proprietário o filho e a segunda o cunhado da secretária-adjunta de Educação Débora Marques Vilar.