APARECIDO DO CARMO
RAFAEL COSTA
O deputado Claudio Ferreira (PTB) criticou a recepção que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ofereceu ao ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, durante sua visita ao país para participar de uma cúpula com os líderes dos países da América do Sul.
“A gente reprova o governo brasileiro receber um ditador sanguinário como Maduro e recebê-lo com pompa de chefe de estado. A gente reprova isso, agora o que é curioso é que gente que apoiou a volta do PT se manifestou contrário (a forma como Maduro foi recebido), achou ruim, mas o que demonstra isso? Demonstra uma incoerência dessas pessoas que apoiaram o governo do PT”, disse.
“Porque o governo do PT sempre apoiou Maduro e vale ressaltar que, lá atrás, nas eleições, na propaganda eleitoral, houve candidatos que estavam associando o Lula, o PT, ao Maduro e esses partidos foram proibidos (pela Justiça). E agora, como fica a questão? Então a gente vê que está sendo atacada a liberdade de expressão e quando as coisas se concretizam ninguém fala nada”, criticou.
Cláudio Ferreira também criticou a renegociação da dívida da Venezuela com o Brasil. Na visão do parlamentar, não há uma tratativa bilateral, mas “entre duas pessoas que se entendem no campo ideológico”.
“Lá atrás foi feito o empréstimo e o que aconteceu? Foi honrado o contrato? A Venezuela fez os pagamentos? Não fez os pagamentos. Porque o contrato era mal feito, não existia uma fundamentação jurídica, não tinha garantias de recebimento. E é por isso que não pagou. Então foi um contrato mal feito que o governo do PT fez com a ditadura do Maduro e quem está pagando a conta são os trabalhadores brasileiros”, concluiu.