27 de Fevereiro de 2023, 08h:44 - A | A

Poderes / "CHANCES SÃO MÍNIMAS"

De 8 votos restantes, Emanuel precisa de 7 para reverter intervenção na Saúde

O TJ julga pedido de retomada da intervenção do Estado na Saúde da Capital. Até agora, 5 desembargadores são a favor da medida.

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) precisa conquistar o apoio de sete desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), de oito que ainda não definiram seus votos, para impedir a retomada da intervenção do Governo do Estado na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que está em julgamento no Órgão Especial do TJ.

Na quinta-feira (22), o órgão deu início ao julgamento do pedido feito pelo Ministério Público Estadual, que pede o retorno imediato da intervenção. O relator, desembargador Orlando Perri, e outros quatro magistrados já manifestaram apoio à retomada do ato. Após dois pedidos de vista, a sessão foi suspensa e deve ser retomada no dia 09 de março. Oito desembargadores ainda precisam votar. Para "vencer" e manter o controle da Saúde, Emanuel precisa que sete deles votem contra a medida.

 Em análise feita ao RepórterMT, o advogado e Mestre em Direito Constitucional, Rodrigo Cyrineu, avaliou que são "mínimas" as chances de isso acontecer.

 

 "Num julgamento colegiado tudo é possível, mas considerando a quantidade de votos que já foram proferidos, essa possibilidade seria mínima, notadamente pela leitura exauriente que o desembargador Orlando fez em seu voto", disse.

 

 Cyrineu explicou que o julgamento colegiado é imprevisível, mas considerando os votos já declarados pelos desembargadores, a possibilidade de reversão é pequena.

 

 Ele ainda destacou que durante o voto do relator da matéria, Orlando Perri, ficou claro que a pasta enfrenta uma situação de "falência".

"É uma medida necessária pelo que foi colocado. Ela é adequada, porque tem previsão constitucional e busca dar um choque de gestão e erguer uma pasta que está praticamente numa situação de falência institucional, pelo que pudemos observar no voto do desembargador Orlando", acrescentou.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER