APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER
A deputada federal Coronel Fernanda (PL) ficou em verdadeira “saia justa” nesta sexta-feira (02), no encontro estadual do PL Mulher, em Cuiabá, ao ser questionada pela imprensa sobre a polêmica envolvendo o deputado Gilberto Cattani (PL), que é acusado de ofender mulheres ao fazer comparação entre as gestações de mulheres e vacas e depois pedir desculpas às vacas. A parlamentar reprovou a declaração, mas preferiu se abster de fazer uma avaliação a respeito.
“Prefiro me abster porque entendo que as providências foram tomadas entendo que houve falha da parte dele e espero que essa não tenha sido a intenção direta dele”, comentou. A deputada também fugiu de fazer qualquer comparativo ao fato de em 2020 ter sido chamada por Cattani de “Peppa pantaneira”.
À época ela era candidata ao Senado e Cattani concorria como suplente na chapa de Reinaldo Morais, que também disputava o Senado. Cattani foi processado e obrigado a apagar das redes o vídeo ofensivo, tendo ainda que pagar multa à Coronel Fernanda. Questionada sobre a similaridade do caso, ela disse que deixou o assunto no passado.
“Eu aprendi na vida sempre deixar as coisas piores de lado e trabalhar o meu melhor”, pontuou.
Fernanda também se esquivou em responder se Cattani desaponta.
“Acredito que cada pessoa tem sua personalidade e a gente já sabe a personalidade dele”, ressaltou.
O caso
A polêmica começou quando ele fez uma defesa contra o aborto e comparou a gravidez humana à gestação de uma vaca. Depois ele passou a ser criticado por essa comparação como se tivesse comparando mulheres a vacas e daí a coisa desandou. Teve vídeo dele coma esposa mugindo e diante do bombardeio de críticas o deputado ainda publicou um vídeo pedindo desculpas às vacas pela comparação delas às feministas.
A publicação teve grande repercussão negativa pelo conteúdo ofensivo. Agora ele alega que foi mal interpretado e passou a ser alvo de movimentos abortistas e movimentos feministas.
O deputado gravou um vídeo essa semana pedindo desculpas para as mulheres “honestas” e “decentes” que “devido a manipulações” da mídia tenham interpretado de forma equivocada o que ele disse.