01 de Fevereiro de 2023, 13h:37 - A | A

Poderes / ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Com Botelho, Max e Janaina no comando, Mesa Diretora é eleita com 23 votos favoráveis

A eleição aconteceu na manhã desta quarta-feira (01), após a posse.

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) foi eleito, pela quarta vez, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira (01). A chapa única, intitulada "Assembleia Unida Por Mato Grosso", conseguiu 23 votos favoráveis e um contra.

São membros da Mesa para o biênio 2023/2025: Botelho presidente; Max Russi (PSB) como 1º secretário; Janaina Riva (MDB) como vice-presidente; Wilson Santos (PSD) como 2º vice-presidente; Valdir Barranco (PT) como 2º secretário; Gilberto Cattani (PL) como 3º secretário; e Valmir Moretto (Republicanos) como 4º secretário.

A eleição ocorreu logo após a posse dos deputados estaduais eleitos no pleito do ano passado. Com a vitória, Botelho agradeceu a oportunidade.

 

“Agradeço essa oportunidade, os companheiros deputados que mais uma vez confiaram em mim para presidir essa casa”, comemorou Botelho.

 

“Quero agradecer a confiança que por unanimidade foi depositada em mim. Eu considero unanimidade, acho que essa pessoa que votou não errou. Sei das grandes responsabilidades e sou grato de coração pela honrosa oportunidade de conduzir essa Casa de Leis ao lado dos demais membros da Mesa Diretora”, acrescentou.

 

Botelho repetiu a dobradinha com o deputado Max e agora, eles vão administrar um orçamento de R$ 675 milhões para este ano. O valor é o maior já disponibilizado para o Poder Legislativo de Mato Grosso.

A disputa

Inicialmente, Botelho e Max eram adversários na disputa pela Comando da ALMT. Toda a celeuma se deu após o chefe do Legislativos anunciar que não disputaria a reeleição por conta de impedimento jurídico do Supremo Tribunal Federal (STF).

No entanto, um novo entendimento do STF deu carta branca para Botelho retornar a disputa. Com isso, ele conversou com seu então adversário para que voltassem a "dobradinha", que foi defendida por diversos parlamentares visando um possível "racha no Parlamento".

Após muitas conversas, Max optou pela composição, seguindo orientação de seu grupo político.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER