20 de Dezembro de 2023, 09h:53 - A | A

Poderes / CHAMOU DE HIPÓCRITA

Chico 2000 critica Michelly por reclamar de aumento de salário de vereadores; "Se não quer é só devolver"

Presidente é autor de projeto que aumenta salário de parlamentares e que foi criticado por Michelly.

APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER



O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), reagiu à crítica da vereadora Michelly Alencar ao projeto de sua autoria, que propõem o aumento do salário dos vereadores cuiabanos a partir da Legislatura que se inicia em 2025.

“Eu não gosto de hipocrisia. Se ela é contra, então ela deve abrir mão da diferença que vai ser aumentada, se for aumentada. Nós não podemos ser hipócritas. Vem pra imprensa, vem pra população, se posiciona de uma forma e nos bastidores age de outra. Nós não podemos ser hipócritas”, disse, nesta terça-feira (19).

Chico ainda ressaltou que reajustes nos salários dos vereadores não impactam nas contas do município, mas sim nas contas da Câmara, que tem orçamento próprio e independente.

“O vereador tem o seu salário reajustado a cada 4 anos. Não é natural que se discuta? Então esse é o momento que está sendo discutido”, finalizou.

Mais cedo, Michelly Alencar disse para a imprensa que é contra a proposta, por entender que a cidade vive um momento de dificuldade nas contas públicas em decorrência da dívida acumulada pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

“Não quero polemizar essa situação, mas eu tenho uma convicção muito clara. Nós não estamos vivendo um momento adequado para aumento do salário dos vereadores. Eu conscientemente, convictamente, transparentemente, sou contra”, disse a vereadora.

A vereadora, que citou o rombo na Prefeitura de Cuiabá, estimado atualmente em R$ 1,2 bilhão, disse que mesmo que exista previsão legal para isso, o momento pede austeridade.

“Eu sou contra todos os cortes que aconteceram nas secretarias principais, eu sou contra esse rombo que está acontecendo na gestão e tenho toda a convicção de dizer que a próxima gestão vai ter um desafio imenso, então, se eu sei que o Cuiabá está precisando de nós nesse momento, eu quero dar essa contribuição e eu não acho justo, não concordo”, declarou.

A proposta da Mesa Diretora é justificada pela previsão legal de que os salários dos vereadores são limitados a 75% o valor dos salários dos deputados estaduais.

Em janeiro de 2023, a Assembleia Legislativa reajustou os vencimentos dos deputados, de forma que em 2025 o salário dos parlamentares estaduais será de R$ 34,7 mil.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER