CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO
Ex-deputada federal e ex-presidente da Embratur, Teté Bezerra (MDB) deverá assumir a Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf) nessa sexta-feira (1º), em substituição ao colega de partido Silvano Amaral (MDB).
A escolha do nome da ex-Embratur para chefiar a pasta foi resultado de intensa articulação do deputado federal Carlos Bezerra (MDB) junto ao Governo do Estado e ao próprio partido.
Silvano, que está à frente da Seaf desde 2019, deixa o cargo nesta quinta-feira (31) para disputar as eleições de outubro. No entanto, desde o final de 2021 a sua substituição já era discutida por Bezerra.
Atualmente, a Seaf é a única pasta sob responsabilidade do MDB, que compõe a base do governador. A intenção era que, com a saída de Silvano, o partido fosse o responsável por indicar o substituto, mas houve resistência do Palácio Paiaguás no primeiro momento.
Apesar do governo estadual ainda não confirmar quem assumirá a vaga, membros do MDB afirmaram à reportagem que a ex-deputada já está garantida como a sucessora. A expectativa é que o anúncio oficial seja feito na noite desta quinta-feira.
Além da Seaf, o governo ainda substitui outros quatro secretários, sendo eles: Mauro Carvalho (Casa Civil), Alberto Machado (o Beto Dois a Um, da Cultura), Gilberto Figueiredo (da Saúde), e Nilton Borgato (da Ciência, Tecnologia e Inovação). O comandante geral da Polícia Militar, coronel Assis, também deixa o cargo e é substituído pelo coronel Mendes. Todos vão disputar as eleições de outubro.