APARECIDO CARMO
FERNANDA ESCOUTO
A senadora Margareth Buzetti (PSD) classificou a situação do Portão do Inferno, na rodovia estadual MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), como uma “tragédia anunciada”. Segundo a parlamentar, a melhor opção para o parque, que atualmente é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (IMCBio), é o Governo do Estado assumir a gestão da área.
Conforme Buzetti, não há funcionários suficientes no instituto para a demanda de ações exigidas pelo Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
“Olha, o ICMBio não tem efetivo, não tem gente e não tem capacidade para cuidar, é isso aí. Não adianta. Nós temos que falar a verdade. Eles não têm gente pra cuidar do parque. O efetivo é muito pequeno”, ressaltou a senadora.
“Se nós ficarmos esperando é tragédia anunciada, sim. Quantos anos já houve deslizamentos?”, questionou.
Buzetti revelou que estão em andamento conversas com a Advocacia Geral da União (AGU) para que a concessão do parque seja entregue temporariamente ao Governo do Estado. Nesse cenário, as licenças ambientais passariam a ser expedidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
“A estadualização do parque é uma coisa muito complexa. Por isso a gente está conversando com a AGU. Já fizemos várias reuniões com a AGU para a gente fazer um acordo. Para que seja feita uma delegação de competência ao estado por quatro, cinco anos. O estado faça os investimentos e aí depois eles concedem e façam a concessão. Porque o estado não tem interesse em ficar cuidando do parque, mas gostaria de fazer os investimentos que são necessários”, disse a senadora.
Conforme a parlamentar, a ideia é fazer o mesmo que foi feito com a concessão da rodovia federal BR-163, que foi transferida para a MT-Par, empresa controlada pelo Governo do Estado, para permitir que o Executivo Estadual levasse adiante as obras necessárias para duplicação da estrada.