DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, voltou a defender uma pesquisa popular para que seja escolhido o candidato do União Brasil para a Prefeitura de Cuiabá, em 2024. Ele disputa ser o nome da sigla com o o atual secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.
Nesta sexta-feira (01), Botelho adimtiu que, se for feita uma eleição interna entre os filiados para a escolha do candidato, ele será derrotado por Fábio, tendo em vista que o próprio presidente estadual do União, governador Mauro Mendes, já declarou seu apoio a Garcia.
“Se fosse uma eleição com todos os correligionários [do Estado], tudo bem. Porque aqui em Cuiabá eu não tenho ninguém. Aí eu estou liquidado. Se for com todos os filiados eu aceito. Poderia dar um tempo para filiar mais gente pra votação”, afirmou Botelho.
Em entrevistas recentes, o deputado tem defendido regras claras para a escolha do candidato, através de pesquisa com a população. Como não abre mão de disputar, caso realmente seja escolhido Fábio Garcia, ele deve deixar o União.
"Defendo regras claras. Essa definição, eu acho que tem que ser do povo, a vontade popular. Quem o povo acha que é melhor desses dois do partido? E como nós vamos saber isso? Com pesquisas. A pesquisa ela é tecnicamente hoje aceita por todos", defendeu, em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real.
Botelho ainda tem esperança de continuar no União, apesar de Mauro Mendes já ter declarado apoio a Fábio. Ele aguarda uma reunião com o governador para decidir, mas já enfatizou que não haverá definição antes de novembro.
Apesar disso, Botelho afirmou que já tem definido o partido para onde deve migrar, caso não haja um consenso com o União: o Partido Social Democrático (PSD), do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
“Falta uma agenda do governador, ele entende também que ainda falta muito tempo, mas eu coloquei como limite até novembro. Até lá precisamos resolver essa situação. Ou vamos juntos ou cada um pro seu lado, mas a amizade é a mesma e segue o jogo”, explicou.