07 de Setembro de 2023, 08h:00 - A | A

Poderes /

Botelho diz que Cattani errou com Maysa e perícia deve analisar redes sociais de deputado

APARECIDO DO CARMO
RAFAEL COSTA



O deputado estadual Eduardo Botelho (União) determinou à Comissão de Ética da Assembleia Legislativa que seja feita uma análise de todas as publicações do deputado Gilberto Cattani (PL) nas redes sociais. Se preciso, conforme citou o presidente da Casa de Leis, deverá ser contratado um perito para fazer essa avaliação.

A medida foi tomada depois que Botelho se reuniu com a vereadora de Cuiabá Maysa Leão, que denunciou que ela e a família têm recebido ameaças de estupro depois de o deputado Cattani postar no Instagram um trecho de um podcast do qual ambos participaram em agosto. No vídeo em questão, Cattani e Maysa divergem sobre a punição aos estupradores. Para Cattani, esses criminosos deveriam ser castrados de forma “tradicional”. Para Maysa Leão isso seria voltar à barbárie.

Recebemos uma denúncia da vereadora Maysa, eu encaminhei [à Comissão de Ética] determinando que eles façam uma análise de todos os posts do deputado. Se necessitar, contrate um perito, alguém, para fazer essa avaliação. E depois apresente à Presidência um relatório de tudo o que aconteceu com sugestões de qual deva ser o caminhamento da Presidência”, explicou Botelho.

 

 Para Botelho, Cattani errou ao não atender o pedido da vereadora para retirar do ar o post, pois comentários ofensivos, em tom de ameaça, têm sido deixados na publicação.

 

 Nesse aspecto ele errou. Se eu fizer uma postagem que está prejudicando alguém, sobretudo uma mulher, eu tiro na hora. Eu acho que ele também teria que ter essa atitude em respeito a mulher”, disse o deputado.

Conforme Botelho, a deputada Janaina Riva comunicou à Presidência que o relatório do processo que Cattani já responde por ter comparado mulheres com vacas no período fértil deverá ser entregue na semana que vem. Em caso de suspensão do parlamentar, o deputado tem que entregar todos os benefícios advindos do cargo, incluindo salário e carro oficial.

Não recebe nada, nem Verba Indenizatória, nem salário, nem carro, nem nada. Ele tem que entregar tudo na Casa”, disse Botelho. 

O presidente citou ainda que os episódios envolvendo Cattani não mancham a reputação da Assembleia e que a Casa de Leis é uma representação da vontade dos eleitores mato-grossenses.

Aqui é o país, aqui é o povo, aqui gente de todas as classes escolhe seus representantes. Então você não pode dizer que mancha a Casa. Desgaste é para ele”, completou.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER