06 de Abril de 2023, 09h:10 - A | A

Poderes / JULGAMENTO NO STF

Botelho desmente recurso do MDB: Intervenção está prevista na Constituição Estadual

Presidente da AL defendeu que a intervenção continue sendo realizada na Capital.

APARECIDO DO CARMO
RAFAEL COSTA



O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL), deputado estadual Eduardo Botelho (União), disse que a intervenção do Governo do Estado na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá é legal e está prevista na Constituição do Estado. A declaração é uma resposta a um recurso do diretório nacional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que tenta derrubar a intervenção no Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que não existe dispositivo legal para a ferramenta.

“Fizemos alteração, isso está na Constituição e a Constituição já estava em vigor. Quando foi aprovado, inclusive a discussão que eu tive com o desembargador Orlando Perri e com o próprio governador, foi de que essa mudança, essa alteração que nós fizemos teria que passar pela Assembleia. E passou pelo crivo da Assembleia”, disse.

A ministra Cármen Lúcia, do STF, deu cinco dias para que a AL e o Governo do Estado prestassem esclarecimentos sobre o caso.

 

 Em sua defesa, Botelho cita a aprovação da Emenda Constitucional 108/2023, que modificou o rito da decretação de intervenções em Mato Grosso, dando mais participação para o Legislativo Estadual.

 

 Botelho afirmou que vai se reunir com a Procuradoria da Casa de Leis para decidir qual será a estratégia jurídica para defender a aprovação da intervenção e que apresentará os esclarecimentos solicitados ainda nesta quarta-feira (05).

“Eu estive ontem em contato com o nosso procurador, vi tudo o que ela pediu, vou reunir com ele hoje e nós vamos responder”, afirmou.

O presidente da AL também defendeu a continuidade do processo interventivo. Botelho disse que interromper a intervenção agora seria prejudicial para Cuiabá.

“Eu acho que (encerrar a intervenção) agora é muito prejudicial, já começou, tem que terminar os noventa dias, tem que fazer uma análise de tudo”, concluiu.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER