09 de Dezembro de 2021, 07h:10 - A | A

Poderes / PAUTA NA ASSEMBLEIA

Botelho defende passaporte da vacina: "Interesse coletivo tem que sobrepor o pessoal"

Parlamentar pediu vista de um projeto de lei que proibia a instituição do passaporte da vacina em Mato Grosso

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) defendeu, nesta terça-feira (7), a possibilidade de exigência do passaporte na vacina em Mato Grosso. Ele apontou que os interesses coletivos devem sobrepor os individuais e ressaltou que a vacinação tem sido o único meio eficaz para controlar a covid-19.

“O mundo todo fazendo isso, exigência da vacinação. Então, não adianta nós querermos andar na contramão, queremos voltar lá no século passado, trabalhar contra e fazer um negacionismo em cima da vacina. Isso não tem nem sentido no mundo que nós vivemos”, comentou o parlamentar.

A fala do deputado foi no sentido contrário ao Projeto de Lei 780/2021, de autoria da deputada Janaína Riva (MDB). O texto estava para ser apreciado em segunda votação na sessão desta terça-feira, Botelho iniciou um pedido de vista, que logo se tornou coletivo, e o projeto saiu de pauta.

O deputado defende a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre o texto, uma vez que a proposta proíbe que os comprovantes de vacinação contra a covid-19 sejam exigidos em Mato Grosso.

Leia também - Deputados pedem vista e adiam votação do passaporte da vacina em MT

Botelho ponderou que, em sua visão, alguns segmentos não têm a necessidade de exigir o passaporte. Entretanto, pontuou que não seria possível deixar de exigir o comprovante para grandes eventos, onde haverá maior aglomeração de pessoas.

“Já temos visto no mundo todo que o que está acabando com essa pandemia é a vacinação, então não temos que discutir se a vacina é ou não fundamental, porque estão aí os resultados, né? E eu entendo também que, quando você trabalha no coletivo, o individual tem que ficar em segundo plano. O coletivo é mais importante”, completou.

Até o momento, o governo estadual não emitiu nenhum direcionamento referente ao passaporte da vacina em Mato Grosso. Algumas prefeituras, porém, chegaram a instituir a necessidade do comprovante por meio de decretos, que acabaram revogados pouco depois.

Em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) editou no dia 1º de dezembro um decreto determinando a exigência do passaporte da vacina para eventos privados neste final de ano.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER