DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) comunicou na noite de terça-feira (22), que não disputará mais a cadeira da presidência do Legislativo Estadual em 2023. O comunicado foi feito em um jantar na residência da deputada estadual Janaina Riva (MDB), em Cuiabá.
A decisão de Botelho ocorre após o parlamentar realizar uma consulta no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de pleitear o cargo pela 4º vez.
Em fevereiro de 2021, ele chegou a ser retirado do cargo quando o ministro do STF Alexandre de Moraes apontou ilegalidade na recondução de deputados estaduais para os mesmos cargos numa mesma legislatura e determinou que a ALMT realizasse uma nova eleição, ocasião em que Max Russi foi levado ao comando.
No entanto, Botelho voltou a ser presidente por força de revisão de liminar no Supremo Tribunal Federal. Mas o mérito do processo ainda não foi votado.
Temendo o risco de ter o mandato novamente retirado pela Justiça, Botelho decidiu não entrar na disputa.
Com o recuo, a expectativa é que o atual primeiro-secretário do Parlamento deputado Max Russi (PSB) lidere a eleição para a Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.