26 de Novembro de 2023, 07h:55 - A | A

Poderes / OFÍCIO AO GOVERNADOR

Bortolin: Moratória da soja vai quebrar cidades; Prefeitos pressionam pela derrubada

Mauro Mendes deve enviar um Projeto de Lei à ALMT para retirar incentivos fiscais de empresas signatárias da moratória aqui no Estado.

FERNANDA ESCOUTO
DO CONEXÃO PODER



O presidente eleito da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB), afirmou que um grupo de prefeitos entregou ofício ao governador Mauro Mendes (União Brasil), essa semana, pedindo medidas contra as empresas que são signatárias da Moratória da Soja.

Conforme Bortolin, que é prefeito de Primavera do Leste, a medida pode ‘quebrar’ algumas cidades no Estado. 

Você imagina que tem cidades onde houve a abertura de área depois de 2008, ou seja, um desmatamento legal, e que a partir de um acordo privado que sobrepõe a legislação de livre comércio brasileira, vai impedir esses municípios de fazer a venda tanto dos produtos da commodities, quanto também da pecuária. Então, isso significa o quê? Quebrar algumas partes do estado de Mato Grosso que hoje têm o seu bioma predominantemente no bioma da Amazônia”, destacou.

Então é um tema que está latente, é um tema preocupante e a importância dessa demonstração de força onde mais de 90 prefeitos se unem às entidades do Fórum Agro e trazem essa discussão aqui para auxílio do governador”, completou.

Após a reunião com os prefeitos, o governador disse que vai chamar o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) para uma reunião e, caso não tenha acordo, Mauro deve enviar um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa, que retira os incentivos fiscais das empresas signatárias da moratória aqui no Estado.

Leia mais: Mauro pode cortar incentivos fiscais de empresas que impõem moratória da soja e da carne

A moratória é um desrespeito contra os produtores e cidadãos mato-grossenses e também contra o Congresso Nacional, pois passa por cima do próprio Código Florestal Brasileiro, que é uma das leis ambientais mais importantes aprovadas nos últimos anos. Essas empresas não estão respeitando isso. Estão usando o poderio econômico que possuem para impor esse mecanismo”, argumentou.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER