APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarca nessa segunda-feira (08), no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em sua primeira visita à capital mato-grossense desde que deixou a Presidência da República, em dezembro de 2022. Ele partipa de atos em Cuiabá e outros municípios. (Confira abaixo)
Bolsonaro chegará em Várzea Grande em um avião de carreira, por volta das 9h. Ainda no aeroporto, ele deve ser recebido por autoridades locais. O governador Mauro Mendes (União) é um dos que estarão presentes para saudar o ex-mandatário.
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000 (PL), entregará à Bolsonaro a medalha da Ordem do Mérito Legislativo.
“Em sinal do respeito que a população cuiabana tem pelo nosso presidente Jair Messias Bolsonaro, por tudo que ele fez pelo país e por aquilo que ele fez para Cuiabá, especialmente no período da (pandemia de) covid, quando não mediu esforços e não deixou que faltasse recursos para que a população cuiabana fosse atendida", explicou o vereador.
Lideranças do Partido Liberal (PL) como o senador Wellington Fagundes, os deputados federais Abílio Brunini, José Medeiros, Amália Barros e Coronel Fernanda e os deputados estaduais Gilberto Cattani, Cláudio Ferreira e Elizeu Nascimento também devem marcar presença. Também é esperada a participação da advogada Flávia Moretti.
Por ser ex-presidente da República, Bolsonaro tem direito à proteção de agentes da Polícia Federal. Além disso, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), vai realizar uma operação integrada das forças estaduais para garantir o policiamento das vias e demais locais públicos durante a visita de Bolsonaro.
Esse esquema será reforçado em Várzea Grande pela Guarda Civil Municipal e em Cuiabá pelos agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
Após o encontro com autoridades, Bolsonaro deverá seguir para a Praça 8 de Abril (Praça do Choppão), em Cuiabá, onde será realizado o ato aberto ao público. O comboio deve seguir pela Avenida da FEB, fazer a volta no viaduto Isabel Campos. Em seguida, deve acessar a Avenida Miguel Sutil até a rotatória do Santa Rosa e subir pela Avenida Lava Pés.
Apoiadores de Bolsonaro organizam uma motociata para acompanhar o ex-presidente no trajeto entre o aeroporto e a Praça do Choppão. Segundo o empresário e suplente de deputado estadual Rafael Yonekubo, que também é líder do movimento “Direita Mato Grosso, é esperada a participação de pelo menos 2 mil motociclistas.
Nas redes sociais, o grupo tem pedido que todos compareçam usando camisas com as cores verde e amarelo.
Bolsonaro deve chegar ao local do evento público às 10h. Um trio elétrico estará posicionado na Praça do Choppão, onde o ex-presidente e outras autoridades devem discursar para o público. O ato deve ser encerrado ao meio dia.
Às 18h Bolsonaro participa de um outro ato público, dessa vez na cidade de Diamantino, em frente ao Aeroporto Municipal. Na terça-feira (09), o ex-presidente encerra sua passagem por Mato Grosso, com uma visita a Campo Novo do Parecis, onde deve participar da Parecis Super Agro, às 14h. Na cidade, ele deve ser acompanhado pela deputada federal Amália Barros.