DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) classificou como "muito estranha" a primeira fuga de criminosos de uma unidade prisional de segurança máxima no país, ter acontecido na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A dupla seria integrante da facção Comando Vermelho (CV) e fugiu da Penitenciária Federal em Mossoró (RN).
"Eu acho que é muito estranho, na atual gestão do Governo Federal termos aí a primeira fuga num presídio de segurança máxima no Brasil. Quanto tempo temos aí esses presídios? Qual será o próximo passo?", questionou em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (15).
A fuga aconteceu na quarta-feira (14), mas o Ministério da Justiça não informou as circunstâncias exatas da situação. Entretanto, a suspeita é que as obras que estão acontecendo na penitenciária tenham favorecido.
Leia mais - Detentos fogem de presídio no RN em 1ª fuga de unidade federal do país
Fugiram da unidade Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. A dupla responde pelos crimes de homicídio, roubo, tráfico de drogas e organização criminosa e as condenações deles somam 155 anos de prisão.
Para o parlamentar, se o Ministério da Justiça tivesse investido no sistema prisional brasileiro ao invés de lutar contra o armamento civil no país, fugas como essa e o crescimento do crime organizado não teria acontecido.
"Infelizmente tivemos aí no ano passado todo, um Ministério da Justiça que se preocupou em tocar pra frente uma cruzada enfadonha contra o armamento civil brasileiro e não se preocupou em tratar de problemas sérios, como o sistema penitenciário nacional", disse.
"Temos poucos agentes hoje, faz tempo que não se faz concurso e que precisa, claro, de uma atenção. Afinal, o crime organizado está instalado no Brasil e nós precisamos lutar contra isso. O resultado está aí, fuga, revolta e ataques desse povo ai pra todo quanto é lado", acrescentou.