EUZIANY TEODORO
DO CONEXÃO PODER
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) criou, nesta quarta-feira (13), um grupo de trabalho para fiscalizar a distribuição de máquinas e equipamentos entregues pelo Governo no mês de março.
Segundo denúncia dos parlamentares, algumas prefeituras estariam desviando a finalidade das máquinas, destinadas às atividades de agricultura familiar.
"O Governo entregou várias máquinas para os municípios, mas sem critérios, sem direcionamento, um objetivo claro. Os municípios que estão recebendo têm que ter critério. Tem prefeitura que está usando o equipamento para coletar lixo, tem outros que estão fazendo politicagem nisso, distribuindo só para quem apoia determinado candidato, e o objetivo não é esse", colocou o o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (União Brasil).
De acordo com o parlamentar, os deputados deverão acompanhar a distribuição dos maquinários e propor a formulação de critérios para que esses equipamentos sejam distribuídos. Esses requisitos ainda deverão ser debatidos com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), responsável pela distribuição das máquinas.
Conforme o ato que determinou a criação do grupo de trabalho, além de um representante da ALMTR, a equipe vai ser composta por um membro da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, um da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado, outro da Associação Mato-grossense dos municipio, um da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), e um representante dos secretários municipais de Agricultura.
Os representantes ainda não foram escolhidos.
Questionado nesta quarta-feira, durante o lançamento do plano de ação de combate e prevenção aos incêndios, o governador Mauro Mendes (União) afirmou que "fiscalizar prefeitos é uma responsabilidade do Ministério Público e da Câmara de Vereadores", e não do Estado.
Entregas do governo
A última entrega de máquinas ocorreu no mês de março, quando foram a Seaf anunciou R$ 103,7 milhões para infraestrutura e agricultura familiar. Só para ajudar os trabalhos no campo, os investimentos somaram R$ 78,4 milhões, e foram entregues 300 máquinas e equipamentos, como tratores e caminhões. Segundo o governo, os equipamentos foram distribuídos a 122 municípios.