CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO
O conselheiro Antônio Joaquim, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), pode adiantar sua aposentadoria para participar das eleições de outubro, como candidato de oposição ao governo estadual.
Informações colhidas pela reportagem dão conta de que o conselheiro já foi sondado por algumas lideranças políticas e deve tomar uma decisão em relação ao tema até a próxima sexta-feira (1º).
Antônio Joaquim teria garantido “ter coragem” para deixar o conforto que o cargo lhe proporciona e está disposto a entrar na disputa. Ele, inclusive, estaria com a pasta de aposentadoria pronta desde 2017, quando chegou a anunciar sua saída do TCE.
Leia também - Pivetta filia ao Republicanos e pode repetir 'dobradinha' com Mauro ao Governo
À época, ele pretendia participar do pleito eleitoral de 2018 contra o ex-governador Pedro Taques (Solidariedade), com quem também já protagonizou desavenças públicas. No entanto, teve o pedido de aposentadoria barrado pelo Supremo Tribunal Federal, uma vez que estava afastado do cargo por decisão judicial, no âmbito da Operação Malebolge, uma das fases da Ararath.
Agora, sem entraves judiciais, o conselheiro aguarda apenas uma definição das lideranças que o procuraram. Contudo, segundo a reportagem apurou, ainda deve pesar na decisão o curto espaço de tempo para articular uma campanha de oposição com musculatura suficiente para enfrentar o governador Mauro Mendes (União).
A expectativa é que um convite público, formal, seja feito nos próximos dias.